No início do desenvolvimento da mecanização brasileira os tratores agrícolas eram todos de baixa potência e, portanto, tinham somente um tipo de tomada de potência (TdP) com 6 estrias e eixo com diâmetro de 1 ⅜”. Com o aumento da potência dos tratores e a chegada dos importados surgiram outras medidas do eixo da TdP e para que alguns implementos menores pudessem ser utilizados nesses novos tratores a AEMCO desenvolveu uma linha de adaptadores que permite acoplar o cardan padrão (6 estrias e Ø de 1 ⅜”) em cardans com outras medidas.

Informações Técnicas

O terminal “lado trator” dos cardans agrícolas vai engatado na tomada de potência (TdP) dos tratores que, seguindo norma internacional (DIN 9611), pode ser de 4 medidas diferentes conforme Tabela 1:

Os adaptadores Aemco são compostos de cubo e ponteira. Eles permitem a utilização do cardan padrão para eixos de Tomada de Potência (TdP) do tipo A acima (6 estrias e Ø de 1 ⅜”) em outros tratores que possuem TdP com medidas dos tipos B, C e D. Dessa forma, não precisa ter 1 cardan para cada medida de TdP. Portanto, os adaptadores são padronizados com ponteiras com eixo de 6 estrias e Ø de 1 ⅜” e os cubos variam nas medidas B, C e D. Os adaptadores também podem ser utilizados nos cardans intermediários dos implementos e para isso existem os cubos de furo redondo e sextavados. 

Solicite um orçamento conosco para os Produtos

A nossa equipe estará pronta para lhe atender o mais rápido possível

Quero um Orçamento

Preencha o formulário abaixo: